Dicas recurso OAB

“PROFESSOR: Fernando Loschiavo Nery
Professor de Direito Civil e Ética Geral e Jurídica na Faculdade Mario Schenberg – Grupo Lusófona. Especialista em Direito Processual Civil e mestrando em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bolsista do(a) CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Advogado militante em São Paulo há 17 anos.
12 de julho de 2013 13:31 - Atualizado em 12 de julho de 2013 13:41
Dicas recurso OAB

  Caros amigos, Amanhã encerra o prazo para interposição dos recursos à FGV/OAB quanto a peça e questões práticas da segunda fase. Decidi deixar algumas dicas válidas para que ajude no êxito de vocês. Os argumentos devem ser escritos com coerência lógica, de modo claro e objetivo. Isto quer dizer que quanto menos escrever melhor, desde que se…
  
 Caros amigos,
Amanhã encerra o prazo para interposição dos recursos à FGV/OAB quanto a peça e questões práticas da segunda fase.
Decidi deixar algumas dicas válidas para que ajude no êxito de vocês.
Os argumentos devem ser escritos com coerência lógica, de modo claro e objetivo. Isto quer dizer que quanto menos escrever melhor, desde que se escreva o suficiente para. A quantidade de caracteres é de 5 mil para cada recurso. Então cuidado para não se alongar e colocar o que não é necessário.
Procure demonstrar o caminho do pensamento lógico que faça identificar o que você acertou na prova. Quanto a peça, enfatize o que você acertou e demonstre o porque ela não é inepta. Demonstre o prejuízo que você tem com a situação que está posta de modo sutil, nada de lamentos ou lamúrias. Seus argumentos devem ser coerentes e razoáveis.
O direito é uma ciência que faz uso da interpretação. Portanto, não é uma ciência exata como a matemática.
A maioria dos que “ficaram”, não obtiveram nota por conta do tipo da peça eleita não estar no padrão indicado pela banca. Desse modo, se conseguir demonstrar a sua possibilidade jurídica. As coisas podem mudar. Desejo-lhes boa sorte no recurso!
Por favor, observem os detalhes importantes que colhi da leitura do Edital.

DETALHES IMPORTANTES DO EDITAL PARA SEU RECURSO:
*Atenção: Não haverá tolerância a desrespeito às condições do Edital !
1.   Cada recurso gerará um número de protocolo único (5.3.1.).
2.   Deverá ser interposto um para a peça e um para cada questão prática (5.4.).
3.   Cada recurso não pode passar de 5.000 caracteres cada um. Atenção não são palavras são caracteres, até os espaços se contam. Use o contador do Word.(5.4.).
4.   Os dados cadastrais devem ser inseridos exclusivamente no campo indicado, sendo o seu recurso registrado única e exclusivamente por seu número de inscrição (5.5.).
5.   Não coloque nenhuma espécie de identificação sua no campo do formulário, para não ter INDEFERIMENTO LIMINAR DO RECURSO.
6.   Confronte os critérios de correção que lhe atribuíram as respectivas notas, e na mesma sequência construa os argumentos que fundamentarão seu recurso (5.7.).
7.   O recurso só será válido através do sistema online, não sendo permitido envio por e-mail, fax ou correios (5.10.).
8.   Não existe possibilidade de pedidos de reconsideração ou revisão da decisão dos recursos (5.12.).
9.   Teor ofensivo ou desrespeitoso à Banca da FGV ou a OAB serão INDEFERIDOS LIMINARMENTE.
Estou no Facebook e no twitter


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito