"O Perigo das Redes Sociais.
Em
um mundo de aceleradas mudanças, não podemos e nem conseguimos imaginar o que o
futuro está a nos reservar no que diz respeito ao mundo do Ciberespaço, ou
seja, o espaço de interação formado pela rede internacional de computadores que
se resume na internet (GIDDENS, 2005).
A
internet, além de reduzir o contato humano, distanciando as pessoas de velhos e
salutares hábitos como a leitura, o teatro, jornais, revistas etc. resulta também
inevitavelmente em um acelerado processo de enfraquecimento e amortecimento da
vida social.
De
outro lado, as redes sociais como Orkut, Facebook etc., quando mal utilizadas,
transformam-se em um perigoso instrumento de penetração para que quadrilhas
organizadas possam descobrir as relações entre as pessoas, acarretando inúmeros
e perigosos processos por parte destas organizações, as quais invadem e
acarretam danos reais e concretos à vida dos cidadãos despreparados, tais como ataques a contas
bancárias, seqüestros, chantagens, pedofilia etc.
O
uso inadequado das redes sociais poderá trazer a quem delas se utilizam,
prejuízos e muitos dissabores, para tanto é interessante tomar alguns necessários
cuidados, visando evitar futuras dores de cabeça, bem como: assuntos pessoais, familiares,
particulares e de interesse econômico, de forma alguma devem ser compartilhados
nas redes sociais.
Desta
forma, não divulgue que trocou de carro, promoveu uma festa, ganhou promoção ou
qualquer tipo de aumento no serviço, telefones ou endereços, pois deste modo,
você estará abrindo a sua vida para possíveis invasões, por parte de quadrilhas
especializadas, pois um inocente comentário poderá estar revelando muito sobre
sua rotina pessoal e financeira.
Isto
posto, você pode utilizar as redes sociais, mas com muita moderação e critério,
pois a sua privacidade pessoal é muito mais importante que tudo, não seja mais
um hipnotizado pelas facilidades aparentemente apresentadas por um sistema que
nem sempre está a seu favor".
José Augusto C. Filippo, é advogado,
mestre em Direito com pós graduação em Direito Público e especialização em
Marketing de Serviços pela FGV/SP.
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