“ Setor de telefonia continua o preferido dos criminosos, que roubam dados pessoais para criar falsos documentos e obter crédito
Com o registro de 224.025 ações do gênero, o número foi o
maior já registrado por meio do Indicador Serasa Experian de Tentativas de
Fraudes - Consumidor
Agência Brasil | 25/11/2013 13:59:44
Setor de telefonia continua o preferido dos criminosos, que
roubam dados pessoais para criar falsos documentos e obter crédito
As tentativas de fraudes contra os consumidores se
intensificaram em outubro, com o registro de 224.025 ações do gênero. Esse
número foi o maior já registrado por meio do Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes - Consumidor. A cada 12 segundos, em média, um consumidor
foi vítima desse tipo de crime.
O levantamento feito pela Serasa Experian informa que, no
mês anterior, isso ocorria a cada 14,8 segundos. No acumulado de janeiro a
outubro, ocorreram 1,81 milhão de tentativas de fraude, número acima de igual
período do ano passado (1,76 milhão) e da mesma base de comparação de 2011
(1,63 milhão).
O setor de telefonia continua o preferido dos criminosos,
que roubam dados pessoais para criar falsos documentos e obter crédito ou fazer
negócios cujos pagamentos não serão honrados. Quase a metade das ações, 49,3%
ou 110.470 tentativas, foram constatadas nesse setor. Em outubro de 2012, a
taxa era 40,2%.
O setor de serviços aparece em segundo lugar, com 59.743
tentativas ou 26,7%. Esse número foi o maior do setor já registrado neste ano
em um único mês. Mas a taxa em relação ao total de ações ficou abaixo de
outubro do ano passado (28,6%).
Entre os alvos de interesse dos criminosos foram
identificados construtoras, imobiliárias, seguradoras, salões de beleza e
pacotes de turismo. Na terceira posição está o setor bancário com 36.411
tentativas ou 16,3% do total”.
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