Advogado Negociador



                                                       José Augusto Corrêa Filippo.



1- INTRODUÇÃO
          

Transformar-se em um advogado de negócios deve ser a grande meta do advogado moderno. Nos dias atuais, somente os escritórios menores continuam focados em atuar no contencioso. Os grandes escritórios voltam-se, cada vez mais, para a advocacia de consultoria, o que dá força à figura do advogado empresário, apto a atuar na mediação, na negociação e na arbitragem, tornando a sua atividade diferenciada em um mercado cada vez mais competitivo.
            O conflito sempre existiu e vai continuar existindo na vida em sociedade, o que torna a negociação uma ferramenta da maior importância na resolução de divergências entre partes litigantes, no intuito de encontrar o melhor caminho visando  a solução da disputa em questão.
             Diferentemente daquele feroz lutador atuando nos tribunais, o advogado, por meio da negociação, torna-se um competente solucionador de lides, conseguindo tirar do sistema judiciário tradicional aquelas questões que lá não precisariam estar, contribuindo, deste modo, com a restauração das divergências e restabelecendo o consenso de um modo geral, lembrando sempre que a negociação não é totalmente suficiente para que possamos desafogar o judiciário, mais é relevante  a contribuição desta neste sentido.


 2- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
               

              O advogado tem que ter uma mensagem clara e inequívoca para torná-la eficaz, ou seja, tem que ser um bom comunicador. Quanto mais concreta e objetiva é a  mensagem maior é o seu poder de convencimento e, com isto, aumenta a probabilidade da existência de acordos que beneficiem ambas as partes.
               Inexistindo comunicação não haverá negociação, pois toda negociação de sucesso é fruto de uma boa comunicação. Por isto, o bom negociador deve sempre lembrar que a vitória de sua argumentação precisa estar estribada em uma boa fundamentação, lembrando-se sempre que, mesmo quando se fala direta  e claramente com outra pessoa, pode ocorrer sempre um mal entendido, pois esta poderá não conseguir assimilar adequadamente o que está sendo falado.


Como diz Roger Fisher (2005, p. 195).


A boa comunicação é uma fonte especialmente significativa de poder de negociação. Elaborar sua mensagem com vigor, ouvindo o outro lado e demonstrando que ouviu, pode aumentar seu poder de persuasão. John F. Kennedy era famoso por sua habilidade em elaborar uma mensagem vigorosa: “Que nunca negociemos sem medo. Mas que nunca tenhamos medo de negociar”.   
              
              O moderno advogado deve buscar o caminho mais promissor ao perseguir resultados, ou seja, transformar-se no profissional mais adequado para o amanhã da profissão, sendo aquele que sabe desvencilhar-se de velhos paradigmas, passando, desta forma, a dominar modernas técnicas de comunicação, e desenvolvendo com isto habilidades no bem conduzir uma negociação com pleno sucesso e efetividade.


3- ATUAÇÃO DIFERENCIADA
            

              O advogado negociador deve ter uma atuação diferenciada diante do mercado, prestando um serviço de qualidade, conseguindo, com isto, acompanhar as constantes mudanças que ocorrem seguidamente no mundo em que vivemos, deixando para trás, urgentemente, aquela formação acadêmica ultrapassada e acomodada, transformando-se em um profissional moderno, dinâmico e atualizado.
              Para tanto, é necessário que este utilize de modernas técnicas de negociação existentes, dentre elas:

1-   Colocar-se sempre no lugar da outra parte.
2-   Utilizar-se de um bom processo de comunicação.
3-   Não atacar de pronto a posição do outro. A princípio não a rejeite,
       tampouco a aceite. Considere-a apenas como uma  opção  possível   e   busque
       meios de aprimorá-la em benefício de seus argumentos.
 4-  Conseguir alterar estados mentais, partindo-se sempre do  princípio  que  o  estado            
       mental de que todos almejam é a satisfação.                                                       




                                                     No entender de  Roger Fisher (2005 p. 41):


A capacidade de ver  a situação tal como o outro lado a vê, por mais difícil que seja, é uma das mais importantes habilidades que um negociador pode possuir. Não basta saber que eles vêem as coisas de maneira diferente. Se você quer influenciá-los, precisará também compreender empaticamente o poder do ponto de vista deles e sentir a força emocional com que acreditam nele. Não basta estudá-los como se fossem besouros com a lente de um microscópio; você precisa saber como é ser um besouro.





4-CONCLUSÃO

             Desde modo, podemos concluir ser a negociação  palavra de ordem para um moderno advogado nos dias atuais, diante de um mercado cada vez mais competitivo e em profunda transformação.
             Negociação é a chave adequada na busca da solução rápida dos conflitos, tornando-se um elemento da maior importância, no sentido de fomentar a paz social.  Sendo assim o advogado deve lançar sempre mão das mais variadas técnicas existentes à sua disposição, no intuito de alcançar a efetiva composição das lides.



REFERÊNCIAS.


BENAYON, Adriano. Globalização Versus Desenvolvimento. Brasília: LGF, 1998.

FISHER, Roger. Como Chegar ao Sim. 2.ed. RJ: Ed. Imago, 2005.

FILIPPO, José Augusto Corrêa, Direito das Minorias na Sociedade Excludente da Globalização, SP: Ed. Baraúna, 2011.

HILSDORF, Carlos. Atitudes Vencedoras. 6.ed. São Paulo, Editora Senac, 2004.

LAZZARATO, Maurizio. As Revoluções do Capitalismo, R. Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2006.

SANTOS, Jair Ferreira dos. O Que  é Pós Moderno, São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986.

SENNET, Richard. A Cultura do Novo Capitalismo. R. Janeiro: Ed. Record, 1986.

TOFLER, Alvin. A Terceira Onda. R. Janeiro: Ed. Record, 1998.



José Augusto Corrêa Filippo.Advogado, Mestre em Direito, Pós – Graduação Direito Público/Unisal, e: Filosofia Política PUC/SP, com diversos cursos de Especialização ESA/OAB-SP, com formação em Marketing pela ESPM/SP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito