25º Fórum da Liberdade17/04/2012 | 17h42

"Crescemos independente de amarras", aponta Ives Gandra Martins
Painelistas debateram corrupção e desafios da democracia

Corrupção foi o tema do quinto painel do evento Foto: Letícia Pakulski / Agencia RBS
O quinto painel do Fórum da Liberdade debateu o tema Corrupção e Desafios da Democracia Brasileira, com Francisco Castello Branco Neto e Ives Martins e mediação do advogado Cláudio Lamachia.

Primeiro a falar, o economista fluminense Francisco Castello Branco Neto, fundador da Associação Contas Abertas, destacou a importância da transparência e do controle social para a democracia. Em seu pronunciamento, ele apresentou gastos de órgãos públicos distintos, a partir de pesquisa no Portal da Transparência do governo federal.

Castello Branco apresentou ainda o Índice de Percepção da Corrupção, da Trasnparência Internacional, onde o Brasil ocupa o 73º lugar, com nota 3,8.

— O desafio para 2037 seria subir a nota de 3,8 para 7, próximo de países com Áustria, Bélgica, Chile e Uruguai — observou.

Conforme o economista, a sociedade brasileira pode muito mais que imagina, mas as mudanças dependem da movimentação da população:

— O servidor público, do mais simples à presidente da República, é um representante da sociedade brasileira. Os patrões somos nós — observou.

O professor honorário das Universidades Austral (Argentina, San Martin de Porres), Peru e Vasilis Goldis (Romênia), Ives Gandra Martins, abriu seu pronunciamento destacando que "não há poder sem corrupção". Segundo ele, o principal mérito da Constituição de 1998 foi "dar uma estrutura de equilíbrio de poderes" que facilita a investigação de procedimentos irregulares:

— Passados 24 anos, com todas as crises que o país atravessou, nunca mais se falou em ruptura institucional — apontou.

Ives Gandra citou, em contraposição, o caso da Venezuela e da Bolívia, cujas constituições dão mais poder ao Executivo.

— Estamos num momento em que as coisas aparecem. Quando poderíamos imaginar que teríamos 40 cidadãos vinculados ao governo sendo julgados por suspeita de corrupção? — questionou.

O professor defendeu ainda que boa parte da aprovação de Dilma se deve à demissão de ministros suspeitos de corrupção no ano passado.

— Quando começarem as primeiras grandes condenações de corrupção, isso vai auxiliar os governos a controlar seus elementos — disse.

Segundo ele, a corrupção é apenas um dos empecilhos para o crescimento do país, assim como a burocracia e a falta de um projeto de desenvolvimento nacional:

— Apesar dos governos, estamos condenados a crescer. Crescemos independente de amarras — avalia Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito