CONCEPÇÃO DO JUIZ, SEGUNDO PIERO CALAMANDREI

CONCEPÇÃO DO JUIZ, SEGUNDO PIERO CALAMANDREI


“ Um velho magistrado, sentindo-se morrer, pregava serenamente em seu leito:

- Senhor, gostaria de morrer de estar seguro de que todos os homens por mim condenados morreram antes de mim Porque não posso pensar em deixar nas prisões deste mundo, sofrendo penas humanas, aqueles que foram encarcerados por ordem minha. Gostaria, Senhor, quando me apresentar a teu juízo, de encontrá-los em espírito à tua porta, para me dizerem que sabem que os julguei segundo a justiça, segundo aquilo que os homens chamam de justiça; e, se com algum deles fui injusto sem perceber, a este mais que os outros gostaria de encontrá-lo lá, ao meu lado , para lhe pedir perdão e para dizer-lhe que, ao julgar, nunca me aqueci de que eu era uma pobre criatura humana, escrava do erro; que, ao condenar, nunca pude reprimir a perturbação da consciência, tremendo diante de um ofício que, em última instância, só pode ser teu, Senhor”. ( Calamandrei, Piero, “in” Eles os Juízes, vistos por um Advogado, Ed. Saraiva, Martin Fontes 1995, tradução: Eduardo Brandão,p. 357)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito