Governo do Rio cria comissão para investigar origem de grupos violentos em manifestações

“Governo do Rio cria comissão para investigar origem de grupos violentos em manifestações

O governo do estado do Rio de Janeiro vai criar por decreto nesta sexta-feira (19) uma comissão especial para investigar os grupos que vêm agindo nas manifestações que há um pouco mais de mês são realizadas na cidade.

O Ministério Público e as polícias Civil e Militar indicarão membros para que a comissão já se reúna pela primeira vez nesta sexta. Ela terá como foco a investigação da origem dos grupos que, no final das manifestações, atuam com violência e cometem crimes como dano ao patrimônio público e privado, além de colocar em risco a vida das pessoas.
O objetivo é ter mais respaldo para efetuar prisões e, assim, evitar que os acusados ficam livres com o pagamento de fianças, informou o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner.
Ele negou que a polícia tenha sido omissa na manifestação desta quarta, que acabou em violência no Leblon, alegando que antes a corporação fazia a contenção e dispersão dos manifestantes e foi criticada. Ontem, não fizeram a dispersão e acabou em violência e vandalismo, afirmou.
"A polícia está avaliando de novo a forma melhor para reagir a esse tipo de atividade ilícita e chegaremos ao meio termo, que impeça dano a patrimônio público e que as pessoas se machuquem", disse Fichtner.
 De acordo com o procurador-geral da Justiça, Marfan Martins Vieira, a função da comissão vai ser coordenar as atividades de investigação em relação às práticas de crimes, mas a atuação da polícia também será observada. A comissão terá prioridade em todo o estado, com poderes para requisitar informações e assim tentar chegar na origem dos grupos.
"A comissão vai trabalhar os inquéritos que já existem e levar a investigação até as origens, de onde vem, o que pretendem, são financiadas por quem, quem está por trás disso, ou vamos continuar prendendo em flagrante e depois concedendo fiança", explicou Vieira.
Ele também destacou que, com a comissão, as prisões serão mais eficientes. "Sei que das nove prisões de ontem, apenas uma subsistiu, porque havia a participação em quadrilha qualificada, e também crime de explosão, que não tem fiança", informou.

-- Folha Online"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito