A manifestação contra o aumento da passagem de ônibus contou com cerca de mil pessoas e terminou em confronto entre ativistas e policiais militares do Batalhão de Choque (BPChq).

 - Atualizada às 

Cinegrafista da Band atingido em protesto está em estado grave

Santiago Andrade foi atingido na cabeça por uma bomba durante manifestação contra aumento da passagem de ônibus

FLAVIO ARAÚJO E MARCELLO VICTOR
Rio - É grave o estado de saúde do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, ferido na cabeça por uma bomba durante um protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Centro do Rio, no fim da tarde desta quinta-feira. Ele está internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, na mesma região.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das outras seis pessoas feridas, um homem também permanece internado em observação na unidade. Ele não teve o nome informado. Cinco mulheres foram liberadas. Cerca de 30 pessoas foram detidas.

Manifestantes e PMs entraram em confronto nas ruas do Centro
Foto:  André Mourão / Agência O Dia

A SMS informou na manhã desta sexta-feira que Santiago Andrade foi submetido a uma cirurgia de quatro horas, que terminou no fim da noite. Ele sofreu afundamento de crânio. Dois drenos foram colocados na cabeça do profissional da Bandeirantes para diminuir a pressão craniana. Ele está em coma no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital. Parentes estiveram na unidade até o início da madrugada desta sexta-feira.
A manifestação contra o aumento da passagem de ônibus contou com cerca de mil pessoas e terminou em confronto entre ativistas e policiais militares do Batalhão de Choque (BPChq). A confusão começou após um grupo quebrar catracas na estação Central do Brasil da SuperVia. A PM atirou uma bomba de gás dentro do local, assustando usuários do transporte e provocando correria generalizada.
Muitas pessoas foram socorridas por quem passava no local na hora da confusão. Pelo menos 10 catracas foram danificadas e, por mais de duas horas, milhares de pessoas não pagaram passagem.

Manifestantes e PMs entraram em confronto nas ruas do Centro
Foto:  André Mourão / Agência O Dia

Centenas de pedestres ficaram assustados, correndo para o Terminal Rodoviário Américo Fontenelle. Idosos se abrigaram na 4ª DP (Praça da República) e muitos ficaram em pânico com a confusão. Parte do grupo se deslocou em direção ao Túnel da Saúde, em direção à Zona Portuária.
O corre-corre continuou do lado de fora, com uso de mais bombas e spray de pimenta pelos policiais. Segundo a SuperVia, as estações Central e Praça da Bandeira fecharam parcialmente, enquanto o Metrô Rio anunciou o fechamento dos acessos Campo de Santana, Ministério do Exército, Alfândega e os acessos Praça e Theatro Municipal, na Cinelândia.
A Avenida Marechal Floriano, na altura da Central do Brasil, bem como a Rua Bento Ribeiro, foram fechadas. Houve lentidão no tráfego nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, que também foram parcialmente interditadas. Por volta das 20h15, houve nova confusão na estação da Central do Brasil, quando manifestantes tentaram arrombar um dos portões e foram dispersados pelos PMs.
Um grupo virou uma das cabines de fiscais de ônibus e ateou fogo, sendo dispersado em seguida. Ruas do entorno foram interditadas e reabertas constantemente".


http://riodejaneiro.ig.com.br/?url_layer=http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-02-07/cinegrafista-da-band-atingido-em-protesto-esta-em-estado-grave.html. Acesso: 7/2/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito