SÉRIE “POR DENTRO DA PF” – REPRIMIR A FALSIFICAÇÃO DE MOEDA

"SÉRIE “POR DENTRO DA PF” – REPRIMIR A FALSIFICAÇÃO DE MOEDA

https://www.facebook.com/departamentodepoliciafederal/posts/774208809273461. Acesso: 8/2/2014

No segundo post de hoje da Série “Por dentro da PF”, vamos falar sobre mais uma responsabilidade da Polícia Federal: a repressão à falsificação de moeda.

Conforme o art. 144 da Constituição Federal, é dever da PF apurar as infrações penais contra os bens da União, por isso, o crime deve ser investigado pela corporação.

Todas as polícias podem fazer a apreensão de moedas e cédulas falsas, mas a formalização do crime é feita pela Polícia Federal.

Desde 2006, PF e Banco Central trabalham juntos para retirar dinheiro falso de circulação. Como resultado da parceria, o indicador de cédulas falsas por milhão caiu de 162 para 84, levando o Brasil para níveis próximos de países desenvolvidos. O índice é de 70 para o euro e de 120 para a libra inglesa.

As investigações têm mostrado que a estrutura das quadrilhas é cada vez mais complexa e os equipamentos, mais sofisticados. Um dos expedientes usados pelos criminosos é o de atrair pessoas que trocam as notas em pequenos comércios para não levantar suspeitas.

Na Operação Moedeiros, deflagrada em 2012, a Polícia Federal fechou uma oficina que produzia dinheiro falso em São Paulo. Foram apreendidas 12.146 notas falsas, sendo 8.622 cédulas de R$ 100 e 3.108 de R$ 50.

Continue acompanhando a nossa série e saiba mais sobre as diversas funções exercidas pela Polícia Federal".

‪#‎PordentrodaPF‬ ‪#‎euconfionaPF‬ ‪#‎SomosFortesnalinhaavançada‬

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito