Secretário vê "vandalismo inusitado" em tumulto no Metrô de SP

"Secretário vê "vandalismo inusitado" em tumulto no Metrô de SP

Por iG São Paulo  - Atualizada às 
Texto

Para Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, houve ação orquestrada por grupos organizados

O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, classificou como "vandalismo inusitado" o tumulto ocorrido nas estações da Linha 3-Vermelha do Metrô na noite de terça-feira (4). Ele apontou a possibilidade de ação orquestrada por grupos organizados.
Veja fotos da confusão no Metrô:
Tumulto na Estação da Sé na noite desta terça-feira (4), após falha na Estação República, afetando a circulação da Linha 3-Vermelha . Foto: Oslaim Brito/Futura Press
1/3

"Esse botão de emergência é acionado quando você tem uma pessoa doente, uma pessoa passando mal, alguma situação em que o Metrô tem que parar. Agora, sete vezes, em menos de 40 minutos, em pontos distintos da Linha 3, por coincidência esse botão ser acionado é algo inusitado", afirmou o secretário. 
Na estação Sé, houve depredação e tumulto na plataforma. Alguns passageiros passaram mal. Outros disseram que foram agredidos por se recusarem a voltar para as composições. O acesso à plataforma da Linha 1-Azul teve de ser fechado, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.
"Não há dúvida (que houve ação orquestrada)", declarou o secretário. "Temos depoimentos, temos câmeras, as imagens mostram isso, que grupos organizados gritavam palavras de ordem e incitavam a população a pular na linha, e nós temos as passarelas, você não precisa andar pela linha. E diziam, por pular na linha que o Metrô desliga e nós vamos parar o Metrô hoje".
As composições só voltaram a circular normalmente às 23h22. Esta manhã, ao Bom Dia São Paulo, o secretário recomendou à população que em caso de novos casos de paralisação das composições, que mantenha a calma. Ele prevê normalização do serviço em até 20 minutos. "E não acirrar os ânimos através desses vândalos. O mesmo vandalismo que tirou a liberdade de expressão das ruas quer entrar no Metrô", disse. 
    Leia tudo sobre: metrô • tumulto • confusão • transporte coletivo • transporte público • igsp •são paulo"
    Acesso: 5/2/2014

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito