Certificado Digital

“Certificado Digital

Para acesso ao PJe é necessário possuir um Certificado Digital, seja ele um cartão com chip ou pendrive USB.
03 certificado digital.JPG

Caso não possua um Certificado Digital, visite a página Instituito Nacional de Teconologia da Informação - ITI em (http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/CertificadoObterUsar) para saber como obter um.
Após obter seu Certificado Digital, siga o roteiro de preparação do ambiente a seguir:

Sistema Operacional de seu computador
Atualmente o PJe somente é compatível com o sistema operacional Windows. É recomendado o uso do Windows XP ou versões superiores desse sistema operacional.
As versões Windows 95, Windows 98 e Millenium devem ser evitadas para uso.

Navegador de Internet
O navegador recomendado para uso no PJe é o Firefox versão 6.0 (ou versão superior). Esse navegador pode ser de obtido gratuitamente no site http://br.mozdev.org/download/.
Para a versão atual do PJe , não aconselhamos o uso do Internet Explorer por problemas de compatibilidade com o Java (JRE).

Java Runtime Enviroment (JRE)
Instale o JRE, também chamado de Java ou "Máquina Java", versão 1.6 ou superior. Trata-se de um plugin (programa acessório) necessário para a execução de tarefas no navegador de internet. E a falta desse componente impede a navegação correta no sistema. 
Versões atualizadas do JRE podem ser obtidas gratuitamente no site
 http://www.java.com/pt_BR/.

Leitora de Cartão ou Token USB
Caso seu certificado digital estiver armazenado em um cartão inteligente (cartão com chip), será necessária uma leitora de cartão compatível para fazer a autenticação do usuário.
01 leitora cartao.JPG

Outra opção é utilizar o Certificado Digital é por meio do token USB, dispositivo semelhante a um pen drive, com memória suficiente para armazenar dados e senhas, a fim de dificultar sua utilização por outras pessoas que não seus proprietários.
02 token usb.JPG
Instale o drive da sua leitora de cartão (ou Token USB), programa que normalmente acompanha o produto. Existem leitoras de cartão e tokens USB qeu são "plug and play" (não necessitam de instalação de programa para funcionar, o próprio sistema operacional reconhece e instala um programa de suporte adequado).

Gerenciador do Certificado Digital
O SafeSign é o programa responsável pela administração do seu certificado digital. É através dele que o Windows gerencia sua leitora de cartão (ou token), acessando o seu certificado digital quando este for requisitado. 
O Programa poderá ser obtido gratuitamente no site
 http://www.certisign.com.br/suporte/utilitarios-criptograficos/leitoras-de-cartao-inteligente.

Cadeia de Certificação ICP-Brasil
Instale a cadeia de certificação da ICP-Brasil, que poderá ser instalada a partir do site da Autoridade Certificadora que emitiu seu certificado. Lá deverá estar disponíveis instruções de como realizar esta tarefa.

Cadeia de Certificação da Autoridade Certificadora
Instale a cadeia de certificação da Autoridade Certificadora que emitiu seu Certificado Digital. Por exemplo, para certificados emitidos pela Serasa, consulte o sitehttp://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/instalacao/cadeia-de-certificados/

Conversor de Arquivos para formato PDF
O Pje só aceita documentos em formato PDF. Para criar um arquivo em formato PDF, é preciso dispor de um programa que converta seu documento original para esse formato. 
Em diferentes sites da internet é possível encontrar programas gratuitos para esse fim, como o PDF Creator (http://sourceforge.net/projects/pdfcreator/).
 
Há conversores de arquivos pagos também, como o Adobe Acrobat (http://www.adobe.com/br/products/acrobatpro/).

Após o ambiente preparado, clique nas opções do menu relacionado ao seu perfil para cadastrar-se no sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito