“O mundo virtual conspira para a
concentração econômica? (1)

Autor: Professor Celso Grisi

Economista e Advogado. Mestre, Doutor e Livre-Docente pela FEA/USP.
Professor Titular da FEA/USP.
Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Relações Institucionais da FIA, Coordenador do Programa de Comércio Exterior Brasileiro da FIA, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação e MBA da FIA.
Diretor- Presidente do instituto de pesquisa de mercado Fractal - Forma, Acaso e Dimensão.

Ética, sustentabilidade, compliance são os melhores exemplos das multinacionais de TI. Por estarem no campo de inovação e respeitarem todos os princípios da boa governança deram o exemplo nesse Natal. Vejam as barbaridades:
1)  Nem a Justiça norte-americana aceitou o acordo proposto pela IBM para a SEC em processo por suborno.

Foi lindo. Juiz federal rejeitou o acordo entre a Securities and Exchange Commission (SEC) e a IBM. O regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos arquivaria as acusações contra a IBM por haver subornado oficiais do governo chinês e sul-coreano em troca de facilidades na assinatura de contratos públicos de venda de computadores, violando a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior.
O acordo prevê multa no valor de US$ 10 milhões para encerrar o processo civil movido contra a IBM.
2)  Apple apresentou recurso a Justiça dos Estados Unidos que se nega a proceder julgamento ao pedido de proibição das vendas dos produtos da Sansung no país. O pedido está fundamentado nos termos da sentença da corte de São Jose, na Califórnia, que condenou 26 produtos da Sansung por quebra de patentes e multou a empresa coreana em mais de US$ 1 bilhão.
3)   A Nokia e a Research in Motion -RIM - fabricante do Blackberry, conseguiram alcançar acordo no processo de patentes aberto pela empresa finlandesa. A fabricante acusava sua concorrente de quebrar suas patentes de tecnologia Wi-Fi. As ações judiciais corriam no Reino Unido, Canadá e nos Estados Unidos, após um órgão regulador sueco indicar a possibilidade de bloquear as vendas do Blackberry devido ao abuso praticado no campo da propriedade intelectual.
No mundo virtual, crescem as práticas de cópias, piratarias, atos abusivos de preços e distribuição. A tecnologia transforma-se na nova forma de legalizar os monopólios e evitar a concorrência, enquanto os copiadores apropriam-se de inventos e idéias alheias. O espírito de Natal não alcançou o mundo virtual, até agora”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito