"Psicanálise não pode ser exercida como profissão no Brasil
O TRF da 1ª Região negou permissão à Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil para desempenho de atividades de psicanálise de forma profissional no país.
A 7ª Turma do Tribunal chegou ao entendimento unânime após julgar apelação da instituição contra sentença que julgou improcedente o seu pedido para declarar seu direito a ministrar cursos, realizar debates, seminários, conferências sobre psicanálise e praticá-la em termos profissionais em todo o território nacional.
O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 prevê, no rol dos direitos e garantias fundamentais, o livre exercício profissional, desde que o profissional atenda as qualificações profissionais definidas por lei. No caso, a profissão de psicanalista não foi regulamentada, mas isso não desincumbe o profissional das exigências legais, pois é uma especialidade da área de Psicologia, conforme prevê a Lei 4.119/62, que regulamenta a profissão de Psicólogo.
O desembargador federal Luciano Tolentino Amaral, relator do processo na Turma, destacou que além de a formação em Psicanálise não integrar ainda o elenco dos currículos de graduação aprovados na forma da legislação vigente, a instituição apelante não é sociedade de ensino regularmente credenciada nos órgãos competentes para ministrar e manter qualquer tipo de curso, tanto menos em todo o território nacional. “Inexiste lei que regulamente especificamente a atividade de psicanalista, o que não enseja a abertura para qualquer pessoa atuar no ramo, uma vez que é especialidade da área de Psicologia, conforme o art. 13, § 1º da Lei 4.119/62, que regulamenta a profissão de Psicólogo. Assim, as supostas atividades de um psicanalista se enquadram nas competências dos psicólogos, razão pela qual não existe um tratamento normativo que a rege como profissão autônoma (TRF2, AC 200350010024277, T5 especializada, Rel. Desembargadora Federal Maria Amelia Senos de Carvalho, e-DJF2R 24.07.2012)”, votou o magistrado, citando jurisprudência do TRF da 2ª Região sobre o tema. Assim, o relator negou provimento à apelação.
Processo 0025214-81.1998.4.01.3400
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 1ª Região"
Não há na lei que criou a profissão de psicólogo ou o conselho de Psicologia nada que faça menção por escrito ou a vinculação da "Psicanálise" a psicologia ou a conselho. Freud (1856/1939) criador da Psicanálise era médico, e não era psicólogo, nunca foi psicólogo.
ResponderExcluirNos tempos de Hitler houve muita perseguição a Psicanálise e aos psicanalistas, uma espécie de inquisição as técnicas de Freud que levava o individuo ao saber do inconsciente humano. A Psicanálise é laica e livre desde dos tempos de Freud, E quando ela for normatizada, dogmatizada e monopolizada não será mais "Psicanálise" . Psicanálise é uma formação livre por tripé Psicanalítico, é uma "ocupação" de alguém que já tenha uma profissão. Os juristas deviam ler e estudar mais sobre a Psicanálise. Por isso no Brasil a justiça é cega; para não ver o erros que podem adoecê-la e desacreditá-la. E ainda digo mesmo após mais de cincoenta ou cem anos....Freud explica e Lacan Implica.
Grata pela colaboração! Honrosas saudações!
ExcluirMas, os Juristas estudam e podem até cometer erros. Ademais, as opiniões podem ser divergentes em qualquer profissão.E diferentes entendimentos são comuns. Isto que torna à ciência apaixonante.
Excluirciência ? psicanalise nao é ciencia nem aqui nem la na china. os problemas epistemológicos jogam a psicanalise la na area de pseudociencia . Segundo carl sagan , mais um demonio que assombra a ciencia . Testes de falseabilidade são impossiveis . Freud inventou conceitos a partir de outros autores como Nietzche, Schopenauer e detalhe nem sequer os citou ,ou seja, mais um caso de plagio. As historias dos supostos sucessos de tratamento retratados em o homem dos ratos, pequeno Hans, entre outros não passam de placebos. Alias , testes de tratamentos psicanaliticos não passam de placebos .A seara da interpretação psicanalitica produziu inumeros erros com humanos , chamando mães de geladeiras, homossexuais de perversos,propondo o complexo de edipo como uma realidade de todas as civilizações. A psicanalise esta ultrapassada , nunca conseguiu responder adequadamente aos conceitos de científicos. Então por favor parem de dizer que psicanalise é ciencia , pois sua base foi instalada em terreno arenoso.
ResponderExcluirhttps://miesperanza.jusbrasil.com.br/artigos/267362613/o-amparo-legal-a-psicanalise-e-aos-psicanalistas-no-brasil
ResponderExcluir