CONCURSO PÚBLICO.

"CONCURSOS PÚBLICOS

Alguns dias atrás eu li uma matéria no jornal Agora com esse título, não concordei com nada do que foi escrito nesse artigo e por isso resolvi escrever algo relacionado a isso, tomando por base os meus mais de 12 anos prestando concursos e o que eu aprendi com outros concurseiros experimentes.
Quais são os concursos mais fáceis de passar?

     Alguns dias atrás eu li uma matéria no jornal Agora com esse título, não concordei com nada do que foi escrito nesse artigo e por isso resolvi escrever algo relacionado a isso, tomando por base os meus mais de 12 anos prestando concursos e o que eu aprendi com outros concurseiros experimentes.



Quanto mais concorrido é um concurso mais difícil ele é

      O que torna um concurso difícil de passar não são as matérias que são exigidas neles e sim a quantidade de pessoas que pretendem concorrer à prova.


      É sabido que para se classificar em um concurso você precisa acertar a pelo menos 50% das questões e já tomei conhecimento de pessoas que ficaram em primeiro lugar com exatamente 50% de acerto". 

Matérias básicas podem ser muito complicadas

      Outra bobagem que li nesse jornal é sobre as chamadas matérias básicas: matemática, português e informática.  O jornalista do agora (que provavelmente não concurseiro) disse que provas que contém apenas essas matérias seriam mais fáceis.

     Classificar orações e identificar figuras de linguagem é algo bem complicado, assim como é complicado responder a questões relacionadas à informática sem ter um computador a sua frente, até por que e



m concursos não se pergunta sobre coisas do uso cotidiano do PC. Acho que nem preciso falar muito sobre matemática. Certa vez em um concurso organizado pela Mouramelo tive que responder a um pergunta que consistia em uma e
quação de 3° grau (Não! Não é de 2° grau.) que finalizava e

m uma progressão aritmética, coisa de vestibular da USP.

 

Concursos que exigem apenas o segundo grau são mais fáceis?

      Quanto menos exigências um cargo tiver, mais pessoas estarão habilitadas a prestá-los. É por isso que Concursos que pedem apenas o segundo grau lotam as salas e as inscrições (além de vender muito JC e folha dirigida). Como eu já falei anteriormente quanto mais concorrido é um concurso mais difícil ele é. Nesses casos além das provas serem mais complexas, a curva de eliminação é mais alta. Em um concurso da CPTM que exigia o segundo grau, os 96% de acerto que tive me garantiram a humilde posição 402 entre os classificados, muito longe das 40 vagas oferecidas.



A ilusão das muitas vagas

      Há quem preste somente concursos que oferecem acima das 100 vagas, isso muita gente faz, por isso os concursos com poucas vagas são menos concorridos. Para dar um exemplo, o concurso de psicólogo do TJ de 2005 (que oferece vagas de acordo com a região) oferecia cerca de 20 vagas para São Paulo e 5 para Santo André. A pessoa que fez 9,2 pontos (provas e títulos) ficou em primeiro em Santo André se essa pessoa tivesse escolhido São Paulo ela sequer teria entrado, pois a curva de eliminação da Capital foi de 9,5.



Os concursos realmente mais fáceis de entrar



Os cargos com maior exigência

      Um cargo que exige formação específica de nível superior é mais fácil de entrar que os exigem formação em qualquer área ou que exigem nível médio. Sei disso por que fui classificado duas vezes em primeiro lugar como psicólogo e nunca realizei tal feito concorrendo em nível médio.

     Cargos que exigem pós-graduação específica chegam a ser disputadas por apenas um candidato.



Cargo de formação profissional

       Eletricistas, pedreiros, motoristas, estão entre os cargos em que as exigências de formação diminuem os candidatos tornando o acesso menos difícil.



Exigência de aptidão física

      Para ser um policial ou um carteiro é necessário preparo físico e isso já elimina muitos candidatos antes mesmo da inscrição (imagina só na segunda fase?). Dessa forma é possível entrar nesses cargos com muito mais facilidade do que em um de auxiliar administrativo.



O trabalho que ninguém quer

      As pessoas que sonham entrar na carreira pública sempre esperam trabalhar pouco e ganhar muito. Então os trabalhos em que se sabe que o trabalho é duro são pouco disputados e tem muitas exonerações (pedidos de demissão), o que aumenta a possibilidade de ser chamados. Trabalhos como auxiliar de serviços gerais (nomeclatura que muda conforme o órgão) e A.D.I (auxiliar de desenvolvimento infantil ou auxiliar de creche) este ultimo cargo exerci durante um bom tempo, estão entre os que se trabalha muito.



Os que pagam pouco

     Preciso explicar o motivo? Os cargos que pagam acima de R$2.500 são sempre bem disputados, mesmo que tenham poucos candidatos, estes costumam estar bem preparados.   



     Dessa forma a não ser que você seja pouco exigente, se você quiser realmente conquistar o emprego dos sonhos é necessário se preparar para ele, seja fazendo um cursinho, estudando muito ou investindo na sua formação”.

Acesso: 09/06/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito