Presidente da OAB participa da Caravana da Anistia

“Presidente da OAB participa da Caravana da Anistia
sexta-feira, 20 de setembro de 2013 às 16h46

Brasília - A 73ª Caravana da Anistia da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (MJ), realizada nesta sexta-feira (20), contou com a presença do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho. A cerimônia concedeu anistia post mortem para o líder estudantil e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Honestino Monteiro Guimarães, que foi perseguido em razão de sua fidelidade à luta pela democracia.
“A melhor maneira de marcar a memória de Honestino Guimarães é de fato continuar a luta por um Brasil democrático. E, nesse momento, que temos uma crise de representatividade, uma crise do sistema democrático brasileiro, nós podemos nos unir para uma reforma política profunda em nosso país, que visa excluir as empresas do financiamento de campanha eleitoral e construir um novo sistema político, no qual o voto seja em ideias e propostas, não em pessoas”, destacou o presidente.
Marcus Vinícius esclareceu, também que, a OAB, junto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e inúmeras entidades estão unidas na Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas para recolher assinaturas e entrar na Câmara dos Deputados com um projeto de lei de iniciativa popular.
O presidente parabenizou a iniciativa de resgatar a história de Honestino, pois jamais devemos nos esquecer do passado e com isso, podemos nos unir contra o discurso dos que não veem na atividade pública e política algo importante para a democracia brasileira. Ele finalizou sua dizendo que isso dá concretude à luta histórica no atual momento. “Temos que unir esforços para construir uma reforma política democrática para o nosso país”.
Também participaram do evento o secretário Nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia na MJ, Paulo Abraão; a presidente da UNE, Virginia Barros e os professores da UnB, José Geraldo de Souza Junior e Roberto Lyra Filho.
HONESTINO GUIMARÃES
O estudante Honestino Guimarães nasceu em 1947 em Itaberaí (GO), mas a partir de 1960 passou a viver em Brasília. Foi estudar geologia na Universidade de Brasília (UnB) antes de completar 18 anos e acabou se engajando no movimento estudantil, na luta contra a ditadura militar e em favor da democracia.

Por isso, sofreu perseguições e dois meses antes de se formar, foi expulso da UnB. Morou clandestinamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde foi preso em 1973 e nunca mais foi encontrado. A família recebeu, em março de 1996, um atestado de óbito do estudante pelo Poder Judiciário do Rio de Janeiro, porém sem mencionar a causa da morte”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito