“23/05/2013 - Meio ambiente
Brasil terá números precisos sobre efeito estufa

Para subsidiar com pesquisas as ações para redução dos gases do efeito estufa, o governo lançou um projeto que será executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Um dos objetivos é apontar o quanto cada setor da economia pode reduzir nas emissões — e a que custo. O projeto, em parceria com o Programa das Nações Unidas para oMeio Ambiente (Pnuma), foi ­apresentado ontem ao Senado.
Ao explicar a importância do projeto, que se chama Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa em Setores-Chave da Economia Brasileira, o professor e pesquisador Roberto Schaeffer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que os estudos vão oferecer “números mais ­rigorosos” para fundamentar as políticas públicas.
Schaeffer ressaltou que o Brasil, ao participar da Convenção do Clima de Copenhague (Dinamarca), em 2009, assumiu metas voluntárias de redução das emissões sem contar com estudos detalhados sobre as respectivas dificuldades e custos — informações que deverão ser produzidas agora, com o projeto.
— Os estudos poderão dizer se as metas foram muito ambiciosas, o que não acho provável, ou se foram pouco ambiciosas — disse.
A reunião, presidida por ­Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi promovida pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas e pela Comissão de Meio ­Ambiente”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito