CAS examina projeto que preserva sigilo de pessoas com HIV

"16/05/2014 - 17h55 Comissões - Assuntos Sociais - Atualizado em 16/05/2014 - 18h26

CAS examina projeto que preserva sigilo de pessoas com HIV




Gorette Bandão

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) examina na próxima quarta-feria (21) projeto que cria lei específica para preservar o sigilo dos portadores do vírus HIV, que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). A proposta (PLS 380/2013) veda a divulgação de informações que permitam a identificação da condição de portador na esfera dos serviços de saúde, estabelecimentos de ensino, locais de trabalho, da administração e da segurança pública.

O autor, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), estende ainda a restrição ao campo dos processos judiciais e da mídia. Ainda pelo texto, ficam submetidos ao controle tanto agentes públicos como privados que de alguma forma lidam ou tenham acesso às informações.
Penas
Randolfe também sugere a ampliação em dobro das penalidades já previstas no Código Penal para divulgação feita por agentes obrigados a manter o sigilo dos dados, quando a intenção é causar dano ou ofensa. Hoje, a quebra de informação definida em lei como reservada ou sigilosa, sem justa causa, já pode resultar em detenção de um a quatro anos, além de multa.
O texto prevê uma ressalva para os casos de julgamento que envolver pessoa portadora do HIV no qual não for possível manter o sigilo sobre essa condição. Nessa hipótese, o acesso às sessões só será permitido às partes diretamente interessadas e aos respectivos advogados.
Privacidade
Segundo o senador, a divulgação de informações que permitam identificar a condição de portador de HIV constitui invasão da esfera da intimidade, expõe o sujeito a danos morais e sociais e prejudica suas relações sociais nos mais diversos âmbitos, como o do trabalho e da escola. Por isso, defende que seja combatida.
A relatora, senadora Ângela Portela (PT-RR), recomenda a aprovação da proposta sem modificações. A seu ver, o Estado deve de fato garantir ao indivíduo condições de “viver livre dos estigmas e situações vexatórias que decorrem do preconceito ainda arraigado em nossa vivência social”.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito