Ministro do STF muda decisão e mantém suspeitos da operação Lava Jato presos

"Ministro do STF muda decisão e mantém suspeitos da operação Lava Jato presos

Por Wilson Lima - iG Brasília  - Atualizada às 
Texto

Teori Zavascki reconsiderou decisão tomada no domingo e manteve a prisão de 11 suspeitos de participar de esquema

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, reconsiderou parte da decisão tomada na noite de domingo (18), que libertou os presos da Operação Lava Jato, e manteve a prisão de 11 suspeitos, entre eles os doleiros Alberto Youssef, Nelma Kodama e Carlos Chater, além de Renê Luiz Pereira, acusado pelo Ministério Público Federal de movimentar recursos do tráfico de drogas, confirmou a Justiça Federal do Paraná. Youssef, que também teria elo com políticos, é suspeito de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões. 
Leia também:
Daniel Castellano/GAZETA DO POVO/Futura Press
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa é solto em Curitiba (PR) por determinação do STF
A decisão foi tomada após o juiz federal Sérgio Moro do Paraná argumentar que havia risco de fuga para o exterior. Segundo a Justiça paranaense, Zavascki reconsiderou a decisão devido à "peculiaridade" do caso.  No ofício enviado ao Supremo, Sérgio Moro alertou para a possibilidade de os investigados fugirem para o exterior e para provável dificuldade em repatriá-los, já que parte dos suspeitos possui bens em outros países.
Zavascki falou à imprensa antes da sessão do STF e disse que tomou a decisão de manter os 11 acusados presos após ser alertado pelo juiz Moro. “Por ora, esses que o juiz informou que têm envolvimento com o tráfico de drogas vão ficar presos. Esses que estão presos por causa das quatro ações e o que está solto [o ex-diretor da Petrobras] continua solto”, afirmou. Zavascki diz que aguarda os processos chegarem ao STF para decidir se o caso será analisado no plenário do STF.
Em sua decisão, Zavascki reconsiderou apenas as determinações sobre as prisões dos investigados, mas manteve a decisão de que as oito ações penais, abertas pelo juiz Sérgio Fernando Moro para apurar as denúncias apuradas na operação, sejam suspensas. O ministro entendeu que, em função da presença de parlamentares, que são citados nas investigações, o juizado de primeira instância não pode continuar com a relatoria dos processos. O sigilo nas investigações também segue mantido.
Moro remeteu as investigações ao STF por entender que cabe ao Supremo apurar a relação entre Vargas e o doleiro Alberto Youssef. O deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) também é citado como envolvido com o doleiro.
Ontem, Zavascki havia decidido que todos os detidos no âmbito da operação deveriam ser soltos e não poderiam deixar suas cidades. Mas apenas o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que estava preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, saiu da prisão.
A operação Lava Jato, segundo a PF, desarticulou organizações que tinham como finalidade a lavagem de dinheiro em diversos Estados do país. Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, foi preso pela Polícia Federal no final de março, acusado de destruir documentos que o envolveriam no esquema investigado pela Lava Jato.
PF apreende farta quantia de reais e dólares no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/Polícia Federal
1/9

    Leia tudo sobre: lava jato • pf • stf • supremo • teori zavascki"

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-05-20/ministro-do-stf-muda-decisao-e-mantem-suspeitos-da-operacao-lava-jato-presos.html. Acesso: 20/5/2014

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito