DIREITO AO ESQUECIMENTO DIGITAL.

"Doze mil europeus já pediram à Google que apague informações suas

Casos serão apreciados individualmente. Não foram adiantados prazos de resposta.
O motor de busca apreciará os pedidos individualmente FRANCOIS LENOIR/REUTERS
A Google recebeu na sexta-feira, primeiro dia em que isso foi possível, 12 mil pedidos de utilizadores europeus para que o motor de busca deixe se mostrar links para conteúdos que consideram “inadequados, irrelevantes ou excessivos”.O número foi adiantado pela revista alemã Der Spiegel e confirmado à AFP por um porta-voz do grupo na Alemanha.
Em resposta a uma decisão sobre o “direito ao esquecimento”, tomada em meados de Maio pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, o principal motor de busca mundial publicou na quinta-feira um formulário que permite aos utilizadores pedirem que dados seus sejam apagados.
tribunal decidiu que os particulares têm direito a pedir que informações que lhes digam respeito sejam apagadas se não estiverem actualizadas ou forem incorrectas . A Google avaliará o equilíbrio entre os interesses individuais e o interesse público.
O motor de busca norte-americano informou que os pedidos serão apreciados individualmente e não tratados de forma automática. Não foi adiantado qualquer prazo para que o pedido seja satisfeito e a Google acrescentou que a demora dependerá da fundamentação do pedido.
direito ao esquecimento digital responde a uma crescente preocupação de utilizadores da Internet com o seu bom nome e o direito à privacidade.
pedido de remoção de links obriga ao preenchimento de campos obrigatórios como nome, país de origem e endereço de correio electrónico e ao envio de cópia de documento oficial com fotografia".  
 >http://www.publico.pt/mundo/noticia/doze-mil-europeus-pediram-a-google-que-apague-informacoes-suas-1638185<
Acesso: 31/05/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações da ética com outras ciência: filosofia, moral, psicologia, sociologia, antropologia, história, economia, política, e o direito