quarta-feira, 14 de maio de 2014

CONCURSOS

"MAIS UMA QUESTÃO PARA VOCÊ TREINAR...
Resolução: Logo após o texto da questão...

A sentença “O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada, é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos" pode ser corretamente representada, como uma proposição composta, na forma P --> Q, em que P e Q sejam proposições simples convenientemente escolhidas.

( ) CERTO ( ) ERRADO

RESOLUÇÃO:
>
>
ITEM ERRADO...
A ideia de que é proposição simples por "não apresentar um conectivo", é totalmente furada. Pode não haver conectivo formal, mas um conectivo subentendido.
Veja: Na sentença "Fui à praia, mas não entrei no mar", não temos conectivo formal algum e a sentença é uma proposição composta, pois o "mas" está no lugar do "e".
Em relação ao ENTENDIMENTO de que "P" seria a 1ª proposição, também não está correto, pois perceba que a questão diz claramente "P e Q CONVENIENTEMENTE ESCOLHIDAS", ou seja, "P" pode ser escolhida como a 2ª proposição.
O correto e lembrando que a lógica não é como a linguagem coloquial, ou seja, é uma linguagem rígida, é que temos no enunciado uma proposição simples e podemos chegar a essa conclusão analisando-a de DUAS formas:

"O crescimento do mercado informal, com empregados sem carteira assinada", nem proposição é, pois não tem verbo e não nos passa a ideia de sentido completo.
Assim como "é uma consequência do número excessivo de impostos incidentes sobre a folha de pagamentos", apesar de ter verbo não tem sujeito, portanto também não é proposição.
Junte duas coisas que não são proposições e a "coisa" junta continuará a não ser uma proposição.
Podemos notar que em toda a sentença dada há apenas 1 (UM) verbo, o que caracteriza uma proposição simples.
Para a lógica não vale aquilo que podemos supor ou aquilo que podemos construir a partir de uma ideia dada.
Para a lógica vale apenas aquilo que está dado na sentença.
Veja outro exemplo:
Carla foi fazer compras e Manoel foi fazer compras.
É uma proposição composta, com certeza.
Agora compare:
Carla e Manoel foram fazer compras.
Esta proposição, apesar de ter o mesmo sentido da anterior, não é uma proposição composta e sim uma proposição simples. A dúvida vem quando pensamos: Ora, a 2ª pode ser escrita na forma da 1ª e o entendimento será o mesmo e é aí que mora o perigo.
Perceba que a 2ª pode mesmo ser escrita na forma da 1ª, MAS NÃO ESTÁ e é COMO ESTÁ ESCRITA que temos que julgá-la".


https://www.facebook.com/MLCJLM. Acesso: 14/5/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer sugestão ou solicitação a respeito dos temas propostos, favor enviá-los. Grata!